Subscribe:

Encontro Rumo à Cidadania Cultural em Belém

on sexta-feira, 13 de maio de 2011
O Cine Líbero Luxardo, no Centur, ficou lotado devido a mais um Encontro Rumo à Cidadania Cultural, que ocorreu às 14h30 e trouxe as discussões que a nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural tem suscitado. Estiveram presentes mais de 100 pessoas, dentre elas, responsáveis por pontos, gestores culturais e representantes de vários municípios do Pará e Amapá.

Fizeram parte da mesa de discussão os integrantes da nova secretaria, César Piva e Marcelo Manzatti, o chefe da regional norte do MinC, Delson Cruz, a representante da Fundação Tancredo Neves, Lucinha Bastos, o representante do Marajó, Seu João Lima e o representante da Coordenação Estadual dos Pontos de Cultura do Pará, Nilton Silva. A secretária Marta Porto, não pôde estar presente devido a problemas na agenda, mas compareceu virtualmente por um chat ao vivo, através do qual pôde esclarecer as dúvidas dos presentes.

Em pauta, discussões acerca da orientação de políticas e ações, prestação de contas aos pontos, Prêmio Cultura Hip Hop 2010, culturas de terreiros dentre outras questões que foram surgindo ao longo da conversa. Além disso, o representante da Coordenação Estadual dos Pontos de Cultura do Pará, Nilton Silva, realizou leitura da carta endereçada à Marta Porto, resultado de reuniões anteriores entre os representantes dos pontos de cultura.

Os Encontros Rumo à Cidadania Cultural têm viajado por todo o país com a proposta de apresentar a nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, resultado da fusão de duas antigas secretarias do Ministério. Segundo César Piva, a essência da fusão é que não há cidadania cultural sem vivência da diversidade cultural.

O objetivo dos encontros é descentralizar as ações do Ministério, abrindo um diálogo para a elaboração de políticas específicas para cada região, além de ouvir propostas e sugestões a fim de se estabelecer uma associação mais propositiva com o MinC.

Dentre as novidades que a nova secretaria promete, está a implantação de centrais de soluções em todas as regionais, a criação de um edital que liga cultura ao meio ambiente e o lançamento, em junho, de prêmios dedicados às mulheres do Hip Hop.

Agenda lotada

Antes do encontro, César Piva e Marcelo Manzatti participaram de diversas atividades propostas pela regional norte. Pela manhã eles visitaram o ponto de cultura Ninho do Colibri, localizado na Ilha de Caratateua, e estiveram em uma audiência com o Secretário de Estado da Cultura, Paulo Chaves. À tarde, os integrantes da nova secretaria concederam entrevista ao programa Sem Censura Pará, da TV pública estatal, e de lá seguiram para a reunião.

Lívea Colares - Estagiária de Comunicação - RRN MinC

AVISO IMPORTANTE

on segunda-feira, 9 de maio de 2011
Informamos que em virtude da mudança na agenda da Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto, o Encontro Rumo à Cidadania Cultural mudou de hora, data e local, e agora será realizado no dia 11 de maio, das 14h30 às 17h30, no Cine Líbero Luxardo, localizado na Avenida Gentil Bittencourt, 650.

Encontro Rumo à Cidadania Cultural - Mudança de local

on quinta-feira, 5 de maio de 2011
Informamos que o Encontro Rumo à Cidadania Cultural, que seria realizado no Instituto de Artes do Pará, mudou de local, e agora será realizado às 18h30, no Teatro Estação Gasômetro, localizado na Avenida Governador Magalhães Barata, 830, no Parque da Residência.

Favor confirmar presença através do email regionalnorte@cultura.gov.br ou minc.boletim@gmail.com

Encontro Rumo à Cidadania Cultural

on terça-feira, 3 de maio de 2011

A Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura convida para o “Encontro Rumo à Cidadania Cultural. O Encontro é aberto à participação dos diversos segmentos da sociedade - artistas, produtores e gestores, coletivos e grupos do setor cultural, veículos de comunicação e universidades, em especial, participantes dos Programas Cultura Viva e Brasil Plural.

O objetivo principal é apresentar as propostas e refletir sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural da nova Secretaria – resultado da fusão das Secretarias de Cidadania Cultual (SCC) e Identidade e Diversidade (SID) do Ministério da Cultura.

Os encontros também se propõem a ampliar o diálogo com fóruns e dirigentes de cultura de estados e municípios de todo o país, com objetivo de fortalecer as ações e programas já existentes, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias.

O encontro acontecerá no próximo dia 10 de maio, às 18:30 horas, no Instituto de Arte do Pará. Situado na Praça Justo Chermont, 236 ao lado da Basílica da N. S de Nazaré.

Ministério da Cultura

Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural

Representação Regional Norte

Apoio: Instituto de Arte do Pará – IAP; Fundação Tancredo Neves – ABDeC/Pa