Subscribe:

Projetos de Leitura abre inscrições para escolas públicas em todo país

on terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Randomica Ler é bomTodos os professores do país poderão realizar as inscrições de escolas públicas para participarem do programa Ler é Bom, Experimente no site do projeto. As inscrições foram abertas ontem, 25, e a ação é realizada pelo grupo Projetos de Leitura com o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A expectativa é que a iniciativa beneficie cerca de 45 mil alunos de 400 escolas, e o trabalho consiste no desenvolvimento de atividades a partir da leitura e da doação de livros a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

As escolas inscritas receberão de 38 a 114 livros de autoria do escritor e coordenador do grupo, Laé de Souza, além de material de apoio como folhas pautadas para redação, questionários e uma cartilha pedagógica para auxiliar o professor a executar as atividades dentro da sala de aula.

Para o coordenador do grupo nada desenvolve mais a capacidade verbal e de interpretação que a leitura de livros. Ele disse que os estudanets ficam enriquecidos com as novas ideias e com o novo vocabulário. “Os livros proporcionam um aprendizado leve, agradável e de forma natural”, assegurou Laé.

As atividades nas escolas serão monitoradas pelos professores com auxílio de um manual e apoio da equipe do Grupo Projetos de Leitura. Após a execução das atividades sugeridas pelo projeto, como adaptação dos textos para teatro, encenação e discussão dos temas, os alunos respondem a um questionário sobre os livros e desenvolvem textos baseados nas crônicas ou nas personagens.

Outra grande oportunidade do projeto é a possibilidade dos alunos – a partir do 6º ano-, concorrerem a publicação de seus textos no livro As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 5 , que será lançado até novembro de 2013.

Sobre o Grupo Projetos de Leitura

O Grupo Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998 e tem seus projetos aprovados pelo Ministério da Cultura(MinC), além de contar com patrocinadores, parceiros e com o envolvimento dos professores. O projeto tem sede em São Paulo e atuação em todo o território nacional, desenvolvendo projetos sem fins lucrativos, com o objetivo de vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito da leitura.

Sobre o autor

Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas, autor de vários projetos de incentivo à leitura e de livros infantis, juvenis e adultos, entre eles: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, a série “Quinho e o seu Cãozinho”, “Nos Bastidores do Cotidiano” , “Espiando o Mundo pela Fechadura”, “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

(Fonte: Ascom/MinnC)
(Fotos: Divulgação/Projetos de Leitura)

Oficinas para Produtores e Criadores Negros na Região Norte



Durante este mês de fevereiro, a Representação Regional Norte do Ministério da Cultura tem realizado uma série de oficinas com o intuito de divulgar os editais para produtores e criadores negros, além de esclarecer e capacitar o público quanto à elaboração dos projetos. As inscrições para esses editais vão até 25 de março, com exceção do edital para Autores Negros que terá suas inscrições encerradas no dia 30 de abril.

Já receberam oficinas os estados do Acre (Rio Branco), Amazonas (Manaus), Amapá (Macapá e Ilha Redonda), Roraima (Boa Vista) e Pará (Bragança e Santarém), totalizando um público de mais de 200 pessoas. Ainda esta semana serão realizadas oficinas em Boa Vista (RR) no dia 26 de fevereiro, e em três municípios do Estado do Pará: Barcarena e Abaetetuba (dia 27) e Marabá (dia 1º de março). Também no dia 1º de março será ministrada oficina em Palmas, Tocantins.

Para o mês de março estão previstas, no dia 06, oficinas em Porto Velho (RO) e Redenção (PA). Já nos dias 05, 06 e 07 as oficinas serão realizadas em Belém (PA), na sede da Representação Regional Norte, sendo cada uma delas voltada, respectivamente, aos editais da FUNARTE, Fundação Biblioteca Nacional e SAv.

Confira neste link a tabela contendo datas, locais e horários.

Fotos da oficina na Comunidade de Ilha Redonda - Amapá

on segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As oficinas dos editais voltados para negros, com o intuito de auxiliar e esclarecer dúvidas, já aconteceram nos estados do Acre, Amazonas, Amapá e Pará, sendo que outros estados e algumas cidades paraenses ainda irão receber as oficinas, como no caso de Abaetetuba, Barcarena, Marabá e Belém.

A comunidade de Ilha Redonda, localizada no estado do Amapá, recebeu no dia 15 de fevereiro a visita de Alberdan Batista, chefe de divisão do MinC - Regional Norte, para ministrar a oficina. Veja algumas imagens, fotografadas por Edicleia Vasconcelos:












 


 

SECULT do Tocantins abre processo seletivo para escolha de membros no Conselho Estadual de Cultura

on quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O processo eleitoral para a escolha de membros da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura será feito on line pelo site: www.secult.to.gov.br, sendo que o cadastramento do eleitor e de pretensos candidatos deverá ser feito até 10 de março deste ano.

Na data de 16 a 20 de março haverá um Fórum, ocasião em que os eleitores previamente cadastrados (e habilitados) poderão conhecer os candidatos por área cultural/artística (cênicas, visual, literatura, música, audiovisual, cultura popular, artesanato e patrimônio histórico e cultural).

A eleição será realizada entre os dias 21 e 22 de março deste ano. É importante a participação da classe artística como um todo, pois é um momento de democracia para a cultura tocantinense. Não deixem de participar!

Contatos: (63) 3218-3302

Sesc Amazonas apresenta espetáculo e promove oficina de Jazz

on quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

 
O Sesc Amazonas apresenta, no próximo dia 02 de março, o espetáculo de Jazz “Confluências”, com a Cia Arte 21. No dia anterior, o grupo fará uma oficina sobre o estilo musical, no Sesc Centro. As atividades são gratuitas e fazem parte do projeto Sesc em Dança.

O espetáculo “Confluências”, que iniciará às 18h, irá apresentar as linguagens “Modern-Jazz” e o “Jazz Lyrical”, e terá como referência o Encontro das Águas. A oficina sobre Jazz será ministrada pelo coreógrafo do grupo Rodrigo Vieira e ocorrerá em dois turnos: o de 16h as 18h (iniciantes e intermediário) e o de 18h as 20h (intermediário e avançado). As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Centro, na rua Henrique Martins, 427. Os interessados precisam apenas estar com a carteira do Sesc atualizada.

A Cia Arte 21 foi criada em fevereiro de 2012 com bailarinos oriundos de outros espaços de dança de Manaus. Os bailarinos que compõem o grupo já participaram de eventos culturais locais e nacionais como o Modama 2012, cursos de Balé Clássico no 30° Festival de Dança de Joinville/SC, além de mostras próprias.

Incrições abertas para a 3ª edição do festival Filmambiente



A 3ª edição do Filmambiente - Festival Internacional do Audiovisual Ambiental - abre inscrições que vão até o dia 10 de maio. O Festival, que irá acontecer entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro no Rio de Janeiro, irá aceitar longas que tenham duração mínima de 60 minutos e curtas-metragens de no máximo 20 minutos, podendo ser ficção, documental, animação e experimental, porém com temática ambiental. Os filmes não podem estar disponíveis na internet e devem ter sido produzidos nos últimos dois anos, lembrando que os filmes selecionados serão divulgados em junho, no site oficial do evento.

As inscrições são gratuitas e o tema desta edição é "Alimentos: de agrotóxicos e hormônios à nova economia verde". Para se inscrever, o candidato deve fazer a inscrição online e enviar impressa a ficha de inscrição para o endereço que consta no regulamento. Todos os filmes em português devem ser enviados junto com uma lista de diálogos minutada em inglês, assim como os filmes estrangeiros, que devem remeter a lista de diálogos em português. Também será necessário enviar cinco fotos da obra em alta resolução, foto do diretor, sinopse, ficha técnica, link para website e dois minutos de filme, que serão usados na divulgação do mesmo. Todas as informações devem ser encaminhadas pelo Wetransfer do festival.
 
O júri oficial escolherá o melhor filme de longa-metragem e o melhor curta-metragem, e o público definirá o melhor filme de júri popular. Todos os premiados receberão o prêmio Tainá. A RDJA (Rede Brasileira Jornalismo Ambiental) oferecerá o prêmio de Relevância Jornalística.
 
O Filmambiente reúne filmes nacionais e internacionais com o objetivo de provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias de governos, empresas e indivíduos, pela preservação da vida no planeta. O festival é membro da rede Green Film Network, que reúne os principais festivais de cinema com foco em questões ambientais de países como Itália, Portugal, Índia, Rússia, Estados Unidos e França. 

Para mais informações, acesse o site oficial do Filmambiente.

Oficinas na Região Norte

on terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Oficina dos editais para negros em Macapá, no dia 14 de fevereiro



A Representação Regional Norte do Ministério da Cultura elaborou um calendário de oficinas que inclui todos os estados da região, com o intuito de auxiliar e esclarecer as dúvidas daqueles que pretendem participar e divulgar os 5 editais para produtores e criadores negros. As inscrições vão até o dia 25 de março, com exceção do edital da Fundação Biblioteca Naciocal - Autores Negros, que vai até 30 de abril. As oficinas já aconteceram em Rio Branco (Ac), Manaus (Am) e Macapá (Ap).

Devidos a problemas de força maior, amanhã não haverá oficina em Boa Vista (RR). Ela irá acontecer na terça-feira (26/02), no mesmo horário e local (às 8h no Palácio da Cultura). Amanhã, portanto, serão ministradas oficinas nas cidades de Santarém (PA), às 18h30, no Teatro Vitória, e em Bragança (PA), às 9h00, na Secretaria Municipal de Cultura. Não é necessário efetuar inscrição para participar.

Os editais são de responsabilidade da Secretaria do Audiovisual (SAv) e de duas instituições vinculadas ao MinC: Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República.

Para mais informações e acesso aos editais, clique aqui.

Se deseja receber notícias sobre as políticas e ações do MinC na Região Norte, siga-nos no Twitter ou curta a nossa página no Facebook.




Estão abertas as inscrições para o 4° Festival de Cinema Curta Amazônia em Porto Velho






O mais novo empreendimento cultural de Rondônia, o 4º Festival de Cinema Curta Amazônia, informa que estão abertas as inscrições de filmes até o dia 20 de abril de 2013, e para participar você deve mandar seus filmes em dvd ou pen-drive. O Festival, que acontece de 3 a 8 de junho em Porto Velho, avança na busca incessante de sua consolidação, criando janelas alternativas de exibição de filmes independentes dos diretores e realizadores. As produções podem ser brasileiras e estrangeiras, e esse ano foi incluida a categoria de média-metragem.

Os filmes que estarão concorrendo na Mostra Competitiva devem ser produzidos a partir de 1º de janeiro de 2008, e os filmes podem ser de longa, média e curta-metragem, nos gêneros de animação, experimental, documentário e ficção, e também está incluido a categoria vídeo-clipe, com produção de até 5 minutos. Além disso, os filmes de curta-metragem devem ter a duração de até 15 minutos já incluso os créditos, os filmes de média-metragem com duração até 69 minutos e os de longa-metragem acima de 70 minutos até 90 minutos, padrão adotado pela Agência Nacional de Cinema, a Ancine.

A organização informa que a partir dessa edição estará contribuindo para a preservação do Meio Ambiente, diminuindo na produção do evento a quantidade de material impresso e de divulgação. A intenção é alertar a sociedade rondoniense sobre o importante tema que é a extinção da Arara Azul no Brasil. Não só contribuir, mas participar de campanhas importantes que tragam resultados sobre a extinção dos bichos e florestas na região. O pássaro foi prestigiado, colocando o nome do troféu aos vencedores da Mostra Competitiva de Troféu "Arara Azul".

Mais informações no site oficial do evento www.curtamazonia.com.



Fonte: Assessoria do evento.

Políticas culturais para Macapá: encontro entre ministra e senador do Amapá abordam SNC e PEC

on sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

A ministra da Cultura Marta Suplicy se reuniu na terça-feira, 5, com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL - AP) e a coordenadora da Fundação Municipal de Cultura de Macapá, Márcia Corrêa. Foram discutidos a implantação da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) e o processo de adesão de Macapá ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o que acontecerá em breve, fazendo com que a capital amapaense se junte aos outros mais de 1.360 municípios que já assinaram o termo de adesão.

Marta Suplicy afirmou ser essencial a adesão do município para solidificar a rede de cultura no Amapá e no resto do país, pois o Sistema objetiva a formação de uma estrutura que articule e organize a gestão cultural, o que aproxima administrações estaduais, municipais, federal e a sociedade civil.

Além disso, a capital amapaense ganhará a Praça de Esportes e da Cultura, prevista para ficar pronta até dezembro deste ano. O espaço será de valorização, formação e intercâmbio entre expressões culturais, fazendo com que seja ambientado por telecentros, bibliotecas de arte e cursos.







MinC retoma processo seletivo do Edital de Apoio à Produção de Filmes de Baixo Orçamento

on quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Foi informada hoje, quinta-feira (07), a retomada da seleção do Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Cinematográficas Inéditas, de Ficção e de Baixo Orçamento, que teve sua edição em 2011. O edital havia sido suspenso por conta de falhas processuais.
O projeto será refeito a partir de projetos habilitados, como recomenda a Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura. Segundo o texto divulgado pela portaria, o objetivo é "sanar falhas processuais e assegurar o atendimento ao princípio da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório".


Leia aqui a Portaria n° 12, da SAv. Para ter acesso ao site da SAv, clique aqui.








Inscrições abertas para o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2013

on quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Funarte irá distribuir gratuitamente, através do Prêmio de Apoio a Bandas de Música 2013, cerca de 150 instrumentos de sopro, visando reconhecer e proporciar a melhoria técnica e artística de conjuntos músicais. Esses conjuntos podem se enquadrar nas seguintes denominações: "Banda de música", "Banda municipal", "Banda sinfônica", "Banda de concerto" e "Sociedade Musical", sendo que cada proponente escolherá até cinco instrumentos, que podem ser bombardino em sib; bombardão tuba ¾ em sib; clarineta 17 chaves em sib; saxofone alto em mib; saxofone tenor em sib; trompete em sib; trombone de Vara em sib; flauta transversa em dó; trompa cromática em Fá/sib. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, e as bandas podem ter músicas constituídas sob a forma de instituição pública ou privada sem fins lucrativos, cadstrados na Receita Federal há no mínimo seis meses.


Clique aqui para ter acesso ao edital e demais anexos.





Confira a programação das oficinas de capacitação para os editais de cultura negra na Região Norte.