Subscribe:

Morre o cantor e compositor Vavá da Matinha.

on quinta-feira, 1 de abril de 2010
A cultura paraense e brasileira perdeu na madrugada desta última quarta feira (31/03) o cantor e compositor Osvaldo de Oliveira, mais conhecido como Vavá da Matinha. O artista paraense estava internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Ophir Loyola desde o dia 10 de março, com diagnóstico de AVC, pneumonia e problemas cardíacos. Sua morte ocorreu às 5h45.
Na década de 50, o artista fez grande sucesso nos programas de auditório de Belém. Vavá da Matinha foi um dos precursores da música “brega paraense” e considerado o responsável por abrir as portas para inúmeros cantores e grupos musicais como a banda Calypso. Era muito conhecido por suas canções regionais que faziam alusão ao Pará. Nas décadas de 60 e 70, o artista era destaque no forró juntamente com Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Sua colaboração com a cultura paraense é de extrema importância desde a década de 50, pela variedade de ritmos, poesia e regionalismo. Vavá da Matinha morre aos 73 anos deixando saudades e um legado cultural pertencente a todo o povo brasileiro.

Canção "Só castigo" de Osvaldo de Oliveira:
http://www.youtube.com/watch?v=YLNKrxhQAGo
"Ali está Aquele amor que pertenceu a minha vida. A quem outrora eu chamava de querida Fiquei surpreso, quando aqui lhe avistei. Ali está Distribuindo seu amor neste recinto. Tudo é verdade, pois crer, pois eu não minto. Ali está a mulher que eu tanto amei. Agora ela está como queria. Com a vida que ela pediu a Deus. Pois eu lhe dava o pão de cada dia. Não posso perdoar os erros seus. Repare como ela está chorando. Mandou-me um recado por um amigo. Pra mim ela é de gelo. Não ouço mais apelo. Voltar com ela, só sendo castigo."

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: