Subscribe:

Belém é sede do 2º Fórum Brasileiro de Economia Criativa

on quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Na tarde desta quarta-feira (17) foi a vez de Belém receber a Secretária Claudia Leitão para mais um Fórum Brasileiro de Economia Criativa, em sua segunda reunião, o encontro pretende avançar por todo o país suscitando o debate sobre o assunto. O Fórum foi uma realização da Secretaria de Economia Criativa em parceria com a Representação Regional Norte do Ministério da Cultura e teve início às 14h30, no auditório do Banco da Amazônia – BASA.

Cláudia Leitão abriu o Seminário “Plano Brasil Criativo” com a discussão sobre Cultura e Desenvolvimento, que vem sendo centro de debates há séculos. Segundo a secretária, Cultura é um elemento interessante para entender como se constrói o processo de desenvolvimento a partir de territórios, estados e nações, além disso, ela defende que é preciso retomar coragem para discutir um novo modelo de desenvolvimento, visto que o atual está em crise.

Durante o seminário, a secretária conceituou o termo Economia Criativa, cujos quatro princípios são a diversidade cultural, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão. Ela também apresentou dados sobre o crescimento da Economia Criativa e listou os principais desafios a serem enfrentados, que são ampliar e fortalecer institucionalidades e infraestruturas; formar gestores e profissionais; fomentar o desenvolvimento de empreendimentos criativos; levantar, sistematizar as informações e dados e Criar ou adequar Marcos Legais para o desenvolvimento dos setores criativos

A FAPESPA terá recursos novos para a Economia Criativa aqui e em todo o Brasil e o Ministério da Cultura tem trabalhado em parceria com IBGE e IPEA a fim de coletar dados e indicadores que permitam conhecer cada região e auxiliar no trabalho com a cultura, “Queremos construir editais regionais, voltados para a vocação de cada região”, afirmou a secretária.

Por fim, Cláudia Leitão falou sobre o lançamento da marca Brasil Criativo, uma espécie de selo que vai reconhecer produtos criativos brasileiros, e apresentou os resultados e impactos que o Plano almeja alcançar em um prazo de dois anos.


Lívea Colares - Estagiária de Comunicação - RRN MINC

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: