Subscribe:

1º Fórum Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Portel.

on segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Ocorreu nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2010, o 1º Forúm Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Portel. A iniciativa foi realizada por uma demanda do município em criar fundos municipais para o desenvolvimento local nos eixos: esporte, turismo e cultura.

Juca Lima (diretor de cultura) palestrando durante o Fórum

A organização do Fórum esteve sob o comando da SECELT - Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Conduzindo o debate, estavão na linha de frente Marlison Alexandre Freitas Silva, secretário da SECULT - Secretaria de Cultura; Juca Lima, diretor de Cultura e Ilka Pampolha de Araújo, técnica em Turismo. Para enriquecer o debate, contaram também com a participação de Alberdan Batista, chefe subtituto da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura.
A importância do debate para o município, foi estabelecer um diálogo sobre a realização de um desenvolvimento sustentável que possa trazer emprego e eficiência econômica para Portel, além de trabalhar com a prudência ecológica execendo a resposabilidade social, valorizando as riquezas culturais do município. Dessa forma, a criação do fundo municipal e do conselho municipal, torna-se de extrema importância para alavancar este objetivo, como afirma Juca Lima: “Nossa idéia central é inserir o município no sistema nacional de cultura e construir um plano nacional de cultura para que o município possa caminhar de acordo com as diretrizes do ministério da cultura e abastecer todos os seguimentos culturais.”
O município de Portel precisa ser incluído no sistema nacional de cultura para poder receber os repasses de recursos dos governos federal e estadual e assim desenvolver o município, que já é considerado município turístico pelo ministério do Turismo.

Alberdan Batista, chefe substituto da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura falando o Sistema Nacional de Cultura

O inventário da cada eixo (Cultura, esporte e turismo) já estão sendo construídos e a proposta de criação de um fundo municipal de cultura foi aprovada pelos moradores de Portel durante o fórum. A espectativa maior está na aprovação do projeto de lei pela câmara de vereadores, que no momento encontra-se de recesso.
Matéria: Higor Dariell
Fotos: Higor Dariell














































































































































































































0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: