Subscribe:

Patrimônio cultural do Marajó é tema de livros lançados pelo Iphan

on sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011



Sob o eixo temático "Marajó, o patrimônio cultural e a arqueologia", a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional do Pará - Iphan PA, e a Universidade Federal do Pará - UFPA, lançaram, este mês, quatro publicações intituladas: "Marajó, culturas e paisagens", "Folias de São Sebastião: um estudo da transmissão musical", "Muito além dos campos: arqueologia e história na Amazônia Marajoara" e "Abordando o passado: uma introdução à arqueologia".



Os três primeiros livros são resultado dos inventários realizados entre 2004 e 2009, na ilha do Marajó, em parceria com a UFPA. Os exemplares serão distribuídos nas escolas de nível fundamental da ilha. Já o livro "Abordando o passado: uma introdução à arqueologia" foca na arqueologia, importante área para preservação do patrimônio cultural.



O lançamento dos livros foi realizado na noite do dia 18, sexta-feira, e foi aberto ao público, contando com a presença de funcionários do Iphan e da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura. Na ocasião, foram exibidos vídeos, ainda em edição, que também são fruto do extenso material coletado durante as pesquisas na ilha do Marajó.






Lívea Colares - Estagiária de Comunicação -RRN MinC




2 comentários:

AS FALAS DA PÓLIS disse...

Não seria a hora de uma ação mais ativista em prol de nossa cultura Marajoara?

http://academiaveropeso.blogspot.com/2011/02/diplomacia-caboca-uma-demanda-esturdia.html

José Varella Pereira disse...

Agradecimentos ao Diógenes Brandão e pedido para o Minc Norte levantar bandeira na ilha do Marajó, trazendo a Ministra Ana de Hollanda e a Presidente Dilma para carimbar o passaporte do futuro a esta nossa gente: http://academiaveropeso.blogspot.com/2011/02/diplomacia-caboca-uma-demanda-esturdia.html

O Dia da Mulher poderia nos lembrar que Cultura Marajoara original e matriarcal. Viva a mãe Natureza madre de todas as mães e pais!

Postar um comentário

Faça seu comentário: