
Na manhã da última segunda-feira, dia 18, a Representação Regional Norte do Ministério da Cultura recebeu em sua sede, representantes de alguns pontos de cultura do Pará. A abertura da reunião se deu através da leitura da Carta aberta dos pontos de cultura à presidente Dilma. Em pauta, temas como um plano de estratégias para a reunião dos pontos de cultura com secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto, que estará em presente em Belém no dia 10 de maio devido ao "Encontro Rumo à Cidadania Cultural".
Outro tema discutido foi a Caravana Nacional de pontos culturais que ocorrerá dia 25 de maio, na Esplanada dos ministérios, Brasília. Também foram esclarecidas questões a respeito do Sistema Nacional de Cultura e sobre a prestação de contas dos pontos de cultura para o repasse de verbas do Estado.
A reunião faz parte da programação paraense na mobilização nacional dos pontos de cultura em defesa do programa cultura viva, que ocorreu no mesmo dia em todas as capitais brasileiras, a fim de discutir a lei cultura viva e a lei griô. No Pará, além da reunião, houve programações culturais, entrevistas à meios de comunicação e campanha de adesão ao abaixo-assinado pela lei cultura viva.
O programa Cultura Viva nasceu com o objetivo de estimular e fortalecer uma rede de criação e gestão cultural, ele tem como base os pontos de cultura, que são espaços voltados para potencializar iniciativas de impacto sócio-cultural, existentes em comunidades de todo o Brasil.
Para mais informações sobre o Programa Cultura Viva e os pontos de Cultura, entre no site www.cultura.gov.br/culturaviva
0 comentários:
Postar um comentário
Faça seu comentário: