Subscribe:

Pré-Conferência de Livro, Leitura e Literatura.

on quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
O setor de Livro, Leitura e Literatura realizou em Belém a sua Pré-conferência setorial no dia 20 de Janeiro de 2010 no Centro Cultural Tancredo Neves (CENTUR). A plenária foi considerada a maior das conferências realizadas em todo o Brasil, contando com mais 350 inscritos.
A conferência teve seu início às 8h30. Cada participante recebeu um kit com informações sobre o evento. Aos participantes que permaneceram durante toda a assembléia, foi cedido um almoço pela organização no térreo do CENTUR.
Para compor a mesa estavam presentes Maria Helena Costa Signorelli – Coordenadora Geral de Economia do Livro (Minc/BR), Sérgio Massoud – Diretor de Leitura e Informação / FCPTN, Rosilda Santana – Sindicato dos Estados do Pará, Amapá e Tocantis, Maria da Conceição Carvalho – Faculdade de Biblioteconomia de Minas Gerais, Delson Cruz – Representante da Regional Norte do Ministério da Cultura, Adilena Moreira – Gerente da Promoção da Leitura / FCPTN (Setor de mediação), Walcyr Monteiro – Escritor (Seção de Criação), Paulo Palmieri – Editor e Livreiro (Setor de Produção) e Carlos Henrique Gonçalves – SECULT (Setor de Acesso).
Como as demais pré-conferências realizadas por todo o Brasil, a Pré-conferência de Livro, Leitura e Literatura teve caráter preparatório para a Conferência Nacional de Cultura. Foram discutidos subsídios, estratégias e diretrizes do setor, considerando o temário de 5 eixos, avaliando 5 estratégias. A assembléia também teve como objetivo fazer a eleição de 3 delegados e 3 suplentes para representar a região norte em Brasília.
Os representantes eleitos pela plenária foram: João Castro delegado e Gilmar Cunha suplente, Rosilda Santana delegada e Jairo Gomes suplente e Kilvya Braga delegada e Carlos Pará suplente.
Durante a plenária os expositores falaram sobre os avanços e necessidades das bibliotecas nas escolas públicas, que já é uma realidade para algumas regiões, apesar de ainda ser um trabalho pequeno; na necessidade de criar políticas públicas para melhorar a questão da leitura no Brasil, tanto de qualidade quanto no próprio hábito de ler das crianças. Durante o encontro foram debatidas formas, estratégias e idéias de como melhorar o acesso dos livros para a sociedade, a valorização aos escritores paraenses e a criação do vale cultura que daria a oportunidade para as pessoas comprarem seus próprios livros, o que na atualidade possui preços altíssimos.
Os cinco eixos discutidos na Pré-Conferência Setorial foram: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: