Subscribe:

Encontro Rumo à Cidadania Cultural em Belém

on sexta-feira, 13 de maio de 2011
O Cine Líbero Luxardo, no Centur, ficou lotado devido a mais um Encontro Rumo à Cidadania Cultural, que ocorreu às 14h30 e trouxe as discussões que a nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural tem suscitado. Estiveram presentes mais de 100 pessoas, dentre elas, responsáveis por pontos, gestores culturais e representantes de vários municípios do Pará e Amapá.

Fizeram parte da mesa de discussão os integrantes da nova secretaria, César Piva e Marcelo Manzatti, o chefe da regional norte do MinC, Delson Cruz, a representante da Fundação Tancredo Neves, Lucinha Bastos, o representante do Marajó, Seu João Lima e o representante da Coordenação Estadual dos Pontos de Cultura do Pará, Nilton Silva. A secretária Marta Porto, não pôde estar presente devido a problemas na agenda, mas compareceu virtualmente por um chat ao vivo, através do qual pôde esclarecer as dúvidas dos presentes.

Em pauta, discussões acerca da orientação de políticas e ações, prestação de contas aos pontos, Prêmio Cultura Hip Hop 2010, culturas de terreiros dentre outras questões que foram surgindo ao longo da conversa. Além disso, o representante da Coordenação Estadual dos Pontos de Cultura do Pará, Nilton Silva, realizou leitura da carta endereçada à Marta Porto, resultado de reuniões anteriores entre os representantes dos pontos de cultura.

Os Encontros Rumo à Cidadania Cultural têm viajado por todo o país com a proposta de apresentar a nova Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, resultado da fusão de duas antigas secretarias do Ministério. Segundo César Piva, a essência da fusão é que não há cidadania cultural sem vivência da diversidade cultural.

O objetivo dos encontros é descentralizar as ações do Ministério, abrindo um diálogo para a elaboração de políticas específicas para cada região, além de ouvir propostas e sugestões a fim de se estabelecer uma associação mais propositiva com o MinC.

Dentre as novidades que a nova secretaria promete, está a implantação de centrais de soluções em todas as regionais, a criação de um edital que liga cultura ao meio ambiente e o lançamento, em junho, de prêmios dedicados às mulheres do Hip Hop.

Agenda lotada

Antes do encontro, César Piva e Marcelo Manzatti participaram de diversas atividades propostas pela regional norte. Pela manhã eles visitaram o ponto de cultura Ninho do Colibri, localizado na Ilha de Caratateua, e estiveram em uma audiência com o Secretário de Estado da Cultura, Paulo Chaves. À tarde, os integrantes da nova secretaria concederam entrevista ao programa Sem Censura Pará, da TV pública estatal, e de lá seguiram para a reunião.

Lívea Colares - Estagiária de Comunicação - RRN MinC

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: