Subscribe:

Grupo de Teatro Palha comemora 32 anos com releitura de Haroldo Maranhão

on quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fofocas, mexericos, calúnias de uma elite que destilava seu veneno na Belém da década de 50. É assim o comportamento provinciano paraense retratado na peça “Cobras!”, espetáculo teatral de livre adaptação do Romance “Rios de raivas”, de Haroldo Maranhão. Em 1970, o livro causou polêmicas por expor de forma histórica o comportamento cínico de grupos dominantes de poder que se envolvem em um ninho de bajulações, mentiras, hipocrisia e falsidade.

Trazida aos palcos pelo Grupo de Teatro Palha, com direção de Paulo Santana e dramaturgia de José Maria Vilar, a obra ganha uma releitura que estreia neste dia 26, no Teatro Universitário Cláudio Barradas. “A peça faz esse resgate da Belém da época, mas de forma debochada. A cidade não tinha luz, não tinha carvão, era suja, tomada por mosquitos e a maioria das pessoas não tinham escrúpulos. Belém fedia em todos os sentidos”, explica Paulo Santana.

“Cobras!” promete chocar sua plateia ao evidenciar três esquemas de poder. De um lado impera, o governador, e do outro, o dono de um prestigiado jornal. No meio dos dois um arcebispo busca tirar proveito de ambas as partes. E como não bastasse, eis que surgem as esposas para temperar mais ainda esse veneno.

A montagem foi contemplada com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, pela Funarte (Fundação Nacional de Artes), do Ministério da Cultura e tem apoio do Instituto de Ciências e Artes da UFPA, da Escola de Teatro e Dança da UFPA e Rede Cultura de Comunicação.

Serviço: “Cobras!”, Espetáculo Teatral de livre adaptação do romance ‘Rio de raivas’, de Haroldo Maranhão. Apresentado pelo Grupo de Teatro Palha. Com direção de Paulo Santana e dramaturgia de José Maria Vilar.
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua. Jerônimo Pimentel, 546, quase de esquina com TV. Dom Romualdo de Seixas- Umarizal).
Hora: Sempre às 20h.
Período: De 26 a 30 de setembro
Entrada Franca
Classificação: 16 anos
Mais informações: 8220-1597



Fonte: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: