Subscribe:

Alunos indígenas promovem oficinas culturais na UFPA

on quinta-feira, 8 de novembro de 2012
A interação da comunidade acadêmica com a cultura indígena estará em foco nesta sexta-feira (09) e sábado (10), na Universidade Federal do Pará, com o segundo encontro do Ciclo de Oficinas sobre Práticas Corporais Indígenas, promovido pela instituição. O evento terá como temática os Jogos Indígenas e oferece oficinas ministradas pelos próprios alunos de origem indígena da UFPA. A participação é aberta para a comunidade em geral.
As oficinas da sexta-feira (09) acontecem no Ginásio de Esportes da UFPA (Campus Básico do Guamá, em frente ao portão 02), das 9h às 12h, e no Campus III da UFPA (em frente ao terceiro portão da Universidade) das 15h às 18h. Já no sábado (10), o evento também acontece no Campus III da UFPA, das 9h às 12h.
Pintura indígena
A intenção com o Ciclo de Oficinas é conhecer, reconhecer e socializar os conhecimentos sobre a prática dos Jogos Indígenas a partir da cultura das etnias Tembé, Karajá, Gaviao-Parkatêjê e Kaingang, além de promover o reconhecimento e valorização da cultura indígena entre os alunos indígenas, alunos  não-indígenas e toda a comunidade da UFPA.
No mês de dezembro, acontece a segunda fase deste Ciclo de Oficinas, ainda abordando a temática “Jogos Indígenas”, com o envolvimento de outros alunos indígenas e demais etnias socializando com demais acadêmicos e com a comunidade em geral a história, os sentidos e significados dos jogos indígenas para nossa cultura.
“Esta ação tem fortalecido as atividades acadêmicas dos alunos indígenas integrantes da Associação dos Estudantes indígenas da UFPA, que tem contado com o apoio e esforços do presidente da Associação, Edimar Fernandes, para a sua realização”, afirma a professora Conceição Santos, coordenadora do projeto.
A autodeterminação dos alunos indígenas e a valorização da cultura amazônica são outros objetivos do Ciclo. “Com o evento, queremos oportunizar espaços de produção de conhecimento pelos alunos indígenas, por meio da realização de oficinas que contribuam para o fortalecimento de sua autodeterminação. Buscamos também a construção de espaços que dialoguem sobre a diversidade cultural da Amazônia”, conclui a professora.
As oficinas integram as atividades do Projeto de Extensão Série “Diálogos sobre a Cultura Corporal e Educação”, uma das ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer (LACOR), da Faculdade de Educação Física (FEF).
 
Fonte: Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: