Cuidar do patrimônio cultural do estado, consolidando a identidade paraense e garantindo a preservação dos nossos bens para as futuras gerações, esse é o papel do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que desde 1940, já tombou 22 bens em todo o Pará, sendo 15 deles individualmente e 7 em conjunto.
O mais recente tombamento do Instituto foi homologado no dia 03 de maio deste ano e abrange todo o Centro Histórico de Belém, composto pelo conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina.
A partir de agora a área tombada está sob proteção especial, o que impede sua destruição e descaracterização. Além do bem tombado em si, a área de entorno também recebe cuidado especial a fim de que seja preservada a ambiência do bem, impedindo que algo venha a dificultar a sua visibilidade.
Para mais informações sobre as áreas tombadas ou o processo de tombamento acesse o site www.iphan.gov.br ou vá até a superintendência regional para adquirir o informativo sobre o assunto.
0 comentários:
Postar um comentário
Faça seu comentário: