Subscribe:

Pela primeira vez Belém sedia Fórum Nacional de Dança

on terça-feira, 16 de agosto de 2011

Na tarde do dia 11 de agosto o Teatro Estação Gasômetro abriu as portas para discussão cultural. Pela primeira vez, Belém foi sede do Fórum Nacional de Dança, que em sua 12ª edição, trouxe o tema Dança – Profissão e Legislação”. O Fórum aconteceu de 11 a 13 de agosto e teve como objetivo divulgar, solidificar e esclarecer questões acerca da arte da dança.

Como parte da programação, o Fórum realizou o Encontro Setorial de dança, fizeram parte da mesa de discussão o presidente da Funarte, Antonio Grassi, o Representante do Secretário de Cultura do estado, Gilberto Chaves, o coordenador de arte cênicas da Funarte, Antonio Gilberto, o Presidente do IAP, Heitor Pinheiro, a representante da Fumbel, Lídia Albuquerque, o Presidente da Comissão de educação e Cultura da Câmara Municipal de Belém, Marcos Roberto Santos, a diretora do Fórum Nacional de Dança, Rosa Coimbra, o Secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti e o Representante da Regional Norte do Ministério da Cultura, Delson Cruz.

Durante o Encontro, Antonio Grassi falou a respeito dos 928 projetos da Amazônia Legal e destacou que eles representam a riqueza, diversidade e dimensão da região, ele também adiantou que em breve será lançado o Edital Klauss Vianna e que serão divulgados todos os projetos selecionados dos editais Procultura. Já Sérgio Mamberti disse que até o fim do ano serão apresentadas as metas de construção do Plano Nacional de cultura, que ficará aberto a consulta pública por um mês.

O principal tema discutido foi a valorização e o lugar no mercado de trabalho para aqueles que estão se formando em dança, seja em cursos técnicos ou de graduação. A Diretora da Escola de Teatro de Dança da UFPA, Inês Ribeiro, ressaltou a necessidade de se discutir a questão, “É preciso estreitar relações e debates para inserir os jovens que estão se formando em dança e teatro”, disse ela.


0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: