Subscribe:

MinC faz videoconferência para explicar editais do Prêmio Economia Criativa

on quarta-feira, 11 de abril de 2012
O Prêmio Economia Criativa foi o tema discutido ontem à tarde, em uma videoconferência realizada pela Secretaria da Economia Criativa e a Regional Norte do Ministério da Cultura, em parceria com o Banco da Amazônia. O encontro foi transmitido de Brasília para nove estados da Amazônia Legal e Norte do país por meio das salas do BASA. O objetivo era dirimir as dúvidas acerca dos editais de apoio à pesquisa em Economia Criativa e de fomento a iniciativas empreendedoras e inovadoras.
Quem esclareceu questões sobre os editais foi Coordenadora-Geral de Ações Empreendedoras, Suzete Nunes e o Gestor da Diretoria de Desenvolvimento e Monitoramento, Demétrio Tomázio. Suzete falou sobre o papel da secretaria e destacou as finalidades e dimensões dos editais, mais especificamente com relação ao de Fomento a iniciativas empreendedoras e inovadoras. Segundo ela, a Secretaria lançou o edital a fim de identificar e divulgar os planejamentos de gestão que obtiveram êxito, “A gente quer buscar entender quais as iniciativas brasileiras que estão dando certo, a gente quer mapear e entender essas metodologias”, afirmou.
Diante das dúvidas e questões levantadas, destacou-se que no caso do edital referente a pesquisa, o material deve estar concluído até o fim da inscrição, com exceção dos casos de grupos de pesquisa. Já com relação ao edital de fomento a iniciativas, ficou esclarecido que não se exige a execução de ações, o edital visa apenas reconhecer e difundir iniciativas inovadoras e exitosas.
Suzete Nunes ainda informou que a Secretaria pretende instalar observatórios em todos os estados brasileiros, que servirão como uma espécie de lócus de informação e difusão da Economia Criativa, sendo que o Pará está entre os 14 primeiros a receber este observatório. O Pará também deve estar recebendo recurso para o Criativa Birô em 2013, a ideia é que até 2014 o norte tenha esses escritórios em todas as capitais.
As inscrições para O Prêmio Economia Criativa, promovido pela Secretaria da Economia Criativa do MinC, foram prorrogadas. Para o Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras, as inscrições encerram-se dia 16 de abril. Neste edital serão premiadas 150 iniciativas, em duas categorias, totalizando R$ 3,6 milhões. Já o Edital de Apoio à Pesquisa em Economia Criativa recebe inscrições até o dia 30 de abril. Serão agraciadas 22 pesquisas, sendo Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado ou Produção Científica de Grupos.

Lívea Colares - Estagiária de Comunicação - RRN MINC

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: