Subscribe:

Coral Vozes da Amazônia participa do Festival Internacional de Coros "Três Fronteiras"

on segunda-feira, 14 de maio de 2012
O Coral Vozes da Amazônia, de Belém, no ano do seu 10º aniversário, atuando sob a regência da maestrina cubana Maria Antonia Jimenez Rodriguez, participou do “Festival Internacional de Coros Três Fronteiras” realizado nos dias 04, 05 e 06.05.2012, na tríplice fronteira Brasil/Argentina/Paraguai, com apresentações em Foz do Iguaçu-PR, Puerto Iguazu na Argentina e Ciudad Del Este no Paraguai. Trata-se de um grupo de canto coral formado por 24 integrantes que compareceu ao evento como único representante da região norte e realizou três concertos, executando peças de compositores regionais como Waldemar Henrique, Wilson Fonseca e Vicente Malheiros, além de outros compositores da música pop internacional como John Kander & Fred Ebb, Rolando Alarcón e o clássico Franz Schoubert.
A Associação Vozes da Amazônia-AVA, entidade que administra os interesses do grupo mantém, com o apoio do Banco da Amazônia e do Governo Federal por intermédio da Lei Rouanet de incentivo a Cultura, o projeto de continuidade “Educação Musical – Coral Vozes da Amazônia” que, como ferramenta de inclusão social e melhoria de qualidade de vida, busca a descoberta de talentos, o aprimoramento de técnicas vocais e a divulgação da cultura amazônica através do canto coral. Além das atividades previstas no projeto, o grupo realiza, paralelamente, concertos didáticos em escolas públicas de Belém, participa de solenidades diversas e mantém um calendário anual de concertos elaborados para as principais datas comemorativas, culminando com o já tradicional concerto natalino “Belém é Natal”. Como estratégia de divulgação da cultura local e regional, realiza suas apresentações, preferencialmente, em igrejas e espaços considerados como de referência e/ou tombados pelo patrimônio histórico nacional. Seu repertório é eclético, com peças de cunho popular, sacro e erudito, recheado de composições de vários compositores regionais, nacionais e internacionais.
A interação com corais de outros estados do Brasil, do Paraguai e da Argentina, propiciou ao Coral Vozes da Amazônia uma excelente oportunidade de crescimento sob o ponto de vista técnico, bem como, a chance única de estabelecer contato com pessoas de outras regiões dedicadas ao aprimoramento da arte do canto coral, para troca de informações sobre a cultura musical de diferentes estados e países, disso resultando a doação de partituras de peças de compositores regionais como Waldemar Henrique e Wilson Fonseca, para atender a solicitação de maestros de outros corais interessados em tais obras. O resultado positivo dessa empreitada faz com que já se pense em novas investidas com esse mesmo propósito, nos próximos anos.

Fonte: Associação Vozes da Amazônia

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: