Subscribe:

Projeto Economia da Cultura e IPHAN realizam inventário das obras de Hélio Melo

on segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


O artista acreano Hélio Melo terá um inventário de suas obras existentes no estado do Acre, como pinturas, música e desenhos. Esta iniciativa é do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural), vinculado ao Ministério da Cultura e do projeto "Economia da Cultura", da Rede Acreana de Cultura, composto por intituições que tenham iniciativas e ações voltadas para a área cultural. A ação visa mapear as obras e referências culturais do artista, e para isso o IPHAN conta com uma equipe de pesquisadores especialistas no campo de restauração e conservação de Bens Móveis e Integrados.

Também é possível colaborar com esta iniciativa: mesmo que inicialmente o inventário ocorra apenas no Acre, os proprietários de obras do artista que queiram colaborar também irão ser registrados, para o caso de ações futuras de identificação. Para colaborar, envie um e-mail para iphan-acre@iphan.gov.br. O resultado final do trabalho será divulgado com fotos e informações das obras mapeadas no inventário.

Hélio Melo foi um dos maiores artistas acreanos, considerado um multiartista, já que pintou, desenhou e compôs músicas. Sua principal influência era a vida na Amazônia, retratando a sua rotina, as estradas de seringa, as lendas, o contato com a fauna e flora entre outros aspectos da floresta, incluindo a transformação de sua paisagem. Não há dimensão exata da quantidade de sua obra. 

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário: